O nosso esporte tem recebido todos os dias um número considerável de novos pilotos iniciando no paramotor.
São pessoas que enxergaram a beleza e a liberdade que o paramotor nos proporciona.
Com este aumento de novos voadores, percebemos também o volume crescente de acidentes envolvendo pilotos e seus equipamentos.
O que nos leva a ligar o sinal vermelho e produzir este conteúdo para de alguma forma alertar, instruir e motivar os pilotos a evitares esses acidentes.
Como já falamos em outra matéria o voo de paramotor está inserido como esporte de alto risco, onde convém entender alguns pontos importantes.
Mesmo sendo um esporte perigoso, conseguimos calcular e prever muitos percalços que podem anteceder o voo, problemas que podem acontecer durante e na finalização de cada voo.
Como buscamos a evolução do nosso esporte no sentido de oferecer excelentes equipamentos, bem construídos e testados, motores e parapentes de renome no Brasil e no mundo, também reduzimos com isso o número de acidentes provocados por equipamentos ruins de baixa qualidade de segurança.
Porém identificamos que há uma insistente procura na internet por equipamentos usados com baixo custo, equipamentos adaptados com fabricação caseira, asas de péssima qualidade, com baixíssima porosidade, inapropriadas para a prática do esporte, sendo vendida por preços irrisórios.
Você deve estar se perguntando sobre qual é o problema de comprar equipamentos adaptados e de baixo custo, não é ?
Vamos entender que um equipamento ruim trará problemas até para acionar a partida quanto mais a sua eficiência na decolagem e em voo. Um equipamento adaptado pode decolar torto ( efeito giroscópio) e sem os devidos ajustes, promovendo um voo perigoso e desconfortável. Um parapente de baixa qualidade pode sofrer com as variações térmicas e fechar durante o voo.
Considerando este cenário, passamos agora a apresentar alguns vídeos de erros básicos no manuseio do paramotor.
Algumas pessoas tem perdido a vida por não respeitar as regras básicas de segurança, sem as quais os acidentes são inevitáveis.
Todos os vídeos apresentados foram produzidos e gentilmente cedidos pelo nosso amigo Azamba Fly, para compor esta matéria.
Acidentes mais comuns no Paramotor:
Os vídeos acima, apresentam alguns dos acidentes mais comuns que acontecem com os pilotos de paramotor. Os acidentes acorrem por falta de treinamento, não observação de regras de segurança, falta de equipamentos de segurança e autoconfiança.
Desejamos e incentivamos todas as pessoas a voarem de paramotor porque entendemos que uma vez observado as regras de segurança o voo de paramotor passa a ser terapêutico a ponto de promovermos em algumas ocasiões, voos com pessoas com debilidades físicas, para que elas também apreciem a beleza de voar.
No mês de março de 2023, a ONG Adote um Cidadão, localizada em São Bernardo, realizou um evento em Itanhaém para que muitas pessoas com deficiência pudessem voar de paramotor.
Fotos : Instagram
Conta: @adoteumcidadao